Data de criação: 27 de Agosto de 1945
1946 - Plantio de Araucárias.
(foto na FLONA de Canela)
1946 - Trabalhadores no plantio -
foto da FLONA de Canela
Inauguração Oficial da Estação Florestal Morrinhos, hoje FLONA SFP
Sede nos anos 50, venha conferir o tamanho da araucária hoje, na frente da hospedaria 4
Visita do Governador Walter Jobim, 1950
Anos 60 plantio de árvores por alunos da escola da Unidade
  Através do Decreto Lei n° 3.124, de 19 de março de 1941, foi criado o Instituto Nacional do Pinho, órgão federal oficial dos interesses relacionados ao pinho, pinho araucária (Araucaria angustifolia). Entre várias atribuições do novo Instituto, uma delas deu origem às atuais Florestas Nacionais da Região Sul e Sudeste do Brasil:

Art. 2º Competem ao Instituto Nacional do Pinho (I.N.P.) as seguintes atribuições:
...
III – contribuir para o reflorestamento nas zonas de produção do pinho;
...
Art. 15. O Instituto contribuirá para o reflorestamento, com o replantio das espécies determinadas pelos técnicos do Ministério da Agricultura. em terras adquiridas para esse fim,...

   Assim, em 27 de agosto de 1945 foram adquiridas as duas primeiras glebas de terra (875,32 ha) sendo criada a ESTAÇÃO FLORESTAL de Morrinhos, pelo então Instituto Nacional do Pinho (INP).  A partir de 1962 passou a designar-se PARQUE FLORESTAL Joaquim Francisco de Assis Brasil contando já com 1065,13 hectares. Sob a administração do IBDF, que consolidou a área de 1606 ha, passou a ser denominada de FLORESTA NACIONAL de São Francisco de Paula.
   
   Contou com sete administradores ao longo dos já 65 anos de existência. E 4 órgãos responsáveis pela gestão: inicialmente o INP, posteriormente o IBDF e o IBAMA e atualmente o ICMBio.

   A área da Floresta Nacional de São Francisco de Paula/RS, na sua parte norte, pertencia a uma SESMARIA denominada FAZENDA dos MORRINHOS que tinha como atividade principal a pecuária, teve os portugueses como colonizadores. A parte sul, colonizada por alemães e italianos, faz parte das localidades do Sumidouro e Cravina, atualmente integrante do Distrito do Rincão dos Kroeff.

   Portanto, consideramos como data de criação da atual Floresta Nacional de São Francisco de Paula, a data da aquisição das primeiras glebas de terra, 27 de agosto de 1945, pois desencadeou os primeiros plantios de araucária no ano seguinte (1946). São os plantios de araucária das décadas de 40 e 50 que se integram a formação da Floresta Ombrófila Mista desta Unidade de Conservação.

  A Portaria 561 de 1968, data citada normalmente como criação desta UC, vem apenas adequar a denominação das áreas dos Parques Florestais do Instituto Nacional do Pinho que passam a denominar-se Florestas Nacionais, em conformidade ao novo Código Florestal de 1965.

  Sendo assim, a Floresta Nacional de São Francisco de Paula foi a primeira unidade Unidade de Conservação no estado do Rio Grande do Sul.

 


Unidade de Conservação Federal de Uso Sustentável
Caixa postal 79 CEP 95.400-000 São Francisco de Paula / RS.
VISITE NOSSA PÁGINA
Email: flonasaofranciscodepaula.rs@icmbio.gov.br