9/DEZEMBRO/2010
Reunião do conselho e apresentação da doutoranda Rosane Vera Marques, da  UFRGS: Mamíferos silvestres de médio e grande porte ocorrentes na FLONA SFP,
 
9/AGOSTO/2010
A reunião de agosto de 2010 também serviu para celebrar o aniversário de 65 anos da FLONA SFP
 
06/OUTUBRO/2006
Destacamos também esta data, pois de todas as reuniões do conselho, desde 2004, foi esta em que esteve presente, além dos conselheiros, um expressivo número de moradores do entorno. Na ocasião foi explanado o significado da Zona de Amortecimento de uma Unidade de conservação.
   

O novo Conselho Consultivo da Floresta Nacional de São Francisco de Paula/RS

No dia 09 de junho de 2011, na sede da Floresta Nacional de São Francisco de Paula (FLONA SFP) foi realizada a Assembléia de renovação do Conselho Consultivo. O Conselho da UC havia sido instituído formalmente em 2004, após mais de ano de mobilizações.
O Processo de renovação do Conselho iniciou em dezembro com a definição das regras, estabelecimento do cronograma de renovação, e criação um grupo de trabalho específico para conduzir o processo. Esse grupo era formado por representantes da FLONA-SFP, Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sindicato Rural de São Francisco de Paula.
Durante o processo de renovação do Conselho foi sugerida a criação de mais duas categorias de representação: uma categoria de unidade de conservação pública e uma categoria para representação dos trabalhadores rurais de São Francisco de Paula. O Conselho da FLONA, então, passou a ter 16 categorias, com 29 vagas.
Os novos participantes na composição do Conselho para 2011 – 2013 serão nove instituições/entidades: Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), Universidade FEEVALE, a Escola Estadual de Ensino Fundamental Antônio Francisco Lisboa, A Escola Municipal de Ensino Fundamental José Bonifácio, a Fundação Projeto Terra, a Associação Gaúcha de Empresas Florestais (AGEFLOR), a Cooperativa dos Agricultores Familiares de São Francisco de Paula (COOPAF-Serrana), a Floresta Nacional de Canela (FLONA Canela) e a Estação Ecológica Estadual de Aratinga.
Entre os assuntos a serem discutidos pelo novo Conselho estão a atualização do regimento interno, a revisão do Plano de Manejo e a definição da Zona de Amortecimento.
Destaca-se no Conselho da FLONA, a participação de seis universidades e quatro escolas do município de São Francisco de Paula.
 
 
 
Unidade de Conservação Federal de Uso Sustentável
Caixa postal 79 CEP 95.400-000 São Francisco de Paula / RS.
VISITE NOSSA PÁGINA
Email: flonasaofranciscodepaula.rs@icmbio.gov.br